top of page

Como cores ajudam um filme a contar sua história?

Foto do escritor: Anne SilveiraAnne Silveira

Com certeza você já assistiu um filme e se emocionou, isso acontece por diversos motivos. Mas, um dos principais é o uso das cores, nada em um filme é uma coincidência, sempre há um motivo para aquilo que estamos vendo, por mais que não possamos entender, e as cores são a chave para desencadear nossos sentimentos.


Quando os filmes ainda eram preto e branco o principal método para colocar cor nos filmes era o uso de filtros para gerar algum efeito ou até mesmo dar um ar mais realista. Já no fim dos anos 1930, houve a transição dos filmes preto e branco para os coloridos, e aí surgiu o technicolor que, consistia em fazer a gravação com três câmeras analógicas extremamente próximas, cada uma com um filtro de uma cor primária. Ao projetar os três filmes em preto e branco um em cima do outro, com seus respectivos filtros, era possível exibir filmes coloridos. Essa técnica foi utilizada em filmes como “Mary Poppins” e “O Mágico de Oz”.


Há muito tempo as cores são estudadas, já que têm o poder de causar respostas psicológicas nas pessoas. Em um filme, elas sempre são manipuladas para intensificar essas emoções e, com a combinação certa, é fácil manipular as emoções de quem assiste.


As cores frias como azul, verde, roxo e o turquesa, podem remeter a diversos sentimentos, como introspecção, tristeza, calma, passividade, solidão, tranquilidade e claro, excesso de frio. Podem também ser associadas ao anoitecer, ao místico e ao mar/água.


O mesmo se aplica nas cores quentes como o vermelho, amarelo, laranja e rosa, podem transmitir emoções intensas, como paixão, violência, movimento, loucura, alegria, excitação e vingança. Remetem também à sensação de calor, por serem associadas automaticamente ao sangue, fogo e à luz solar.


Já o preto, cinza e branco são neutras. Geralmente, quando usadas, são combinadas com outras cores para ressaltar o efeito da cor quente ou fria.


Podemos ver claramente o uso das cores em filmes como em “Ana Karenina”, quando a personagem veste vermelho, ela está feliz, porém quando veste preto, algo muito ruim acontece. E em “Adoráveis mulheres”, quando a infância é retratada, é usado um filtro quente, dando uma sensação de conforto, porém quando retratam a vida adulta, usam um filtro frio, para demonstrar que a vida ficou mais difícil.


No filme “O Iluminado”, toda vez que aparece verde levamos um susto. Isso se dá porque, normalmente, a cor verde escura significa maldade. Assim como a cor vermelha, normalmente é relacionada a sangue.


Enfim, existem inúmeros exemplos de como as cores nos afetam, não somente em filmes e séries, mas também em propagandas, fotos e logomarcas. A história das cores no cinema é fascinante e nos ajuda a ter uma percepção maior daquilo que nos é mostrado.


Escrito por Anne Silveira

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cinema Mudo

Comments


Mande sugestões para as próximas edições!
Cópia de Tudo - Em Volta da Árvore (1)_edited.png

Se inscreva

Obrigada por se inscrever!

Jornal informativo criado por jovens

  • Instagram

©2021 by Em Volta da Árvore.

bottom of page