Direito
O que é
Se você é uma pessoa que não gosta de ver injustiça, e sempre faz o que precisa para defender a verdade e que é certo, talvez Direito seja ideal para você. O curso de direito cuida da aplicação e cumprimento das leis vigentes com o objetivo de manter a sociedade organizada. O profissional formado nesta área possui uma compreensão clara dos direitos e deveres dos cidadãos e defende os interesses de pessoas físicas ou jurídicas.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho na área do Direito é bastante amplo e está sempre aberto a novos profissionais, mesmo sendo uma profissão bem concorrida. Esta carreira é uma das mais tradicionais e antigas, mas não tenha medo dela entrar em declínio, pois o surgimento de novas áreas mantém este mercado aquecido, como é o caso do Direito Ambiental, Imobiliário e entre outros.
Faculdades
- UnB
- UFJF
- UFERSA
- UFPI
- UFPB
- UENP
- UFRN
- FGV
- UFMT
- UFCE
Áreas
Arbitragem internacional: Este profissional resolve disputas comerciais, fiscais e aduaneiras entre governos, empresas ou instituições de diferentes países.
Direito Administrativo: Este advogado é o responsável por aplicar a legislação que regulamenta órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade.
Direito Ambiental: Este profissional pode trabalhar em ONG e empresas, bem como com questões que envolvem a relação do homem com o meio ambiente.
Direito Civil: Defende os interesses individuais referentes à bens e propriedades, questões familiares (como divórcio e heranças). Quem dizer atuar neste ramo pode ser especialista em direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões.
Direito Comercial: Esta área é voltada para os aspectos jurídicos do comércio, como a abertura e o fechamento de empresas comerciais, por exemplo.
Direito do Consumidor: Defende as pessoas em suas relações com fornecedores de bens e serviços.
Direito Contratual: Nesta área o profissional auxilia e representa pessoas físicas e jurídicas na elaboração e assinatura de contratos.
Direito Penal: O advogado penal prepara a acusação ou a defesa de pessoas em ações referentes à crimes e contravenções.
Direito da Propriedade Intelectual: Quem optar por fazer carreira nesta área irá preservar e defender os direitos de autores sobre sua obra e os protege de roubos e falsificações.
Direito da Tecnologia da Informação: O Advogado trabalha com questões jurídicas que envolvem a informática, como as relações entre usuários da internet, provedores, empresas de software e lojas virtuais.
Direito Trabalhista e Previdenciário: O profissional atua na representação de pessoas ou empresas em questões referentes à disputa entre empregado e empregador, questões sindicais e de previdência social.
Direito Tributário: O advogado cuida de princípios e normas relativas à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.
Advocacia Pública: O defensor Público defende pessoas que não podem pagar por um advogado particular, e atua como procurador municipal, estadual ou da união.
Delegacia de Polícia: O delegado elabora inquéritos policiais, chefia investigações e emite documentos públicos
Magistratura: É o juiz quem julga processos e expede mandados de prisão, busca ou apreensão. Quem optar por ser juiz pode ainda atuar como juiz federal.
Ministério Público: O profissional que escolher esta área irá defender os interesses da sociedade perante juízes. Há duas opções para atuação: promotor de justiça ou procurador da justiça.