Abstract é uma série documental da Netflix que acompanha o dia a dia de um profissional de criatividade renomado no que faz.
Os profissionais acompanhados são:
1ª temporada-
⁃ Christoph Niemann: ilustrador
⁃ Tinker Hatfield: designer de tênis
⁃ Es Devlin: cenógrafa
⁃ Ralph Gilles: designer de automóveis
⁃ Bjarke Ingels: arquiteto
⁃ Paula Scher: designer gráfico
⁃ Platon: fotógrafo
⁃ Ilse Crawford: designer de interiores
2ª temporada-
⁃ Olafur Eliasson: O design da arte
⁃ Neri Oxman: Bioarquitetura
⁃ Ruth Carter: Design de figurino
⁃ Cas Holman: Design para brincar
⁃ Ian Spalter: Design de produtos digitais
⁃ Jonathan Hoefler: Design tipográfico
A série passa por vários tipos diferentes de design, ela passa desde o design gráfico até a fotografia de uma forma linda, leve e espontânea assim como a criatividade. Sendo até indicada ao Emmy de Direção de Arte e Design Gráfico.
Assim que você ouvir o “tudum” icônico da plataforma, vai aprender não só sobre o trabalho do artista, vai muito além disso, a série entra na vida do designer e mostra todo o processo de construção do trabalho, que muitas vezes são projetos que levam anos para serem executados. Você passa a conhecer a vida dos artistas que te levam para dentro dos seus locais de trabalho, mostram seus instrumentos e a equipe que os acompanha, você começa a ver que aquele trabalho que para muitos é só uma imagem, só um prédio ou apenas um cômodo cuidadosamente planejado, na verdade tem todo um processo criativo por trás, envolve muito mais do que apenas papel e cimento, existem sentimentos ali, uma forma única e pessoal de desenvolver algo criativo, chamativo e intenso.
Além de tudo, podemos ver Abstract como uma homenagem à arte, ela nos mostra um mundo que muitas vezes pensamos conhecer mas que na verdade é muito maior, mais complexo e mais delicado do que imaginamos, 100% construído por pessoas diferentes, de áreas diferentes, com pensamentos diferentes e que criam de formas diferentes mas mesmo assim, com um objetivo em comum: tornar o mundo um lugar melhor, mais belo e confortável ao mesmo tempo.
Isso é algo que podemos perceber com muita clareza, todos eles começaram com a ideia de melhorar ou mudar algo, como por exemplo: Tinker queria um tênis que tivesse um visual bonito e fosse confortável ao mesmo tempo, Bjarke criou prédios enormes e insanos em um lugar de construções clássicas e baixas, Es via em espaços pequenos potencial para grandes cenários e mudou aquela configuração simples de palcos de bandas.
Bom, se você ainda não conhece essa série vá ver agora mesmo! Ela é realmente incrível, nos faz pensar e olhar as coisas de uma forma diferente, passamos a dar mais valor para os mínimos detalhes, notar que alguém pensou e criou aquilo que compramos e usamos.
Anne Silveira
Comments