top of page

Clube dos Cinco

Foto do escritor: Luiza RibeiroLuiza Ribeiro

Oi, gente!

“Clube dos Cinco” é um verdadeiro clássico e tenho certeza de que todos amarão (eu sou verdadeiramente apaixonada pelo longa-metragem). O filme, dirigido por John Hughes, conta com uma trilha sonora incrível, além de retratar uma história engraçada e emocionante.

Cinco jovens do ensino médio são obrigados a passar o sábado presos na detenção, escrevendo uma redação sobre o que pensam de si mesmos. Cada um deles com uma vida familiar, estilos, gostos e histórias diferentes. Formam o grupo: Claire, a princesa (interpretada por Molly Ringwald); John, o criminoso (interpretado por Judd Nelson); Allison, o caso perdido (interpretada por Ally Sheedy); Andrew, o atleta (interpretado por Emilio Estevez); e Brian, o cérebro (interpretado por Anthony Michael Hall).

No início, eles se desentendem facilmente e não se suportam, mas com o desenrolar da trama, constroem laços, tornando-se amigos e compartilhando seus maiores segredos. “Clube dos Cinco” trabalha amizade, família, passado, saúde mental, pressão escolar, popularidade, autoconhecimento, padrões sociais, entre muitas outras temáticas. O filme é todo passado dentro de uma escola e uma das minhas cenas favoritas acontece quando eles se sentam para conversar abertamente sobre suas questões. Nesse trecho, não havia roteiro pré-definido e os atores improvisaram o diálogo, deixando a cena extremamente emocionante e real.

Tenho certeza de que todos já viram a clássica cena em que a música “Don’t You (Forget About Me)”, por Simple Minds, toca com John jogando o braço para o alto, no campo de futebol americano. Retratando a juventude dos anos 80, este filme se tornou importante e único para o público e, hoje, é cercado de saudosismo. A identificação com a trama é imediata, inclusive por conta dos diálogos e das frases marcantes, que nos ajudam a compreender as angústias e desafios da juventude: “Você nos enxerga como você deseja nos enxergar“, “O que tem de errado em ser bizarro? Todos nós somos. Alguns só são melhores em esconder do que os outros”, entre outras.

Este filme me tocou muito e o recomendo sempre. A gente sempre se reconhece um pouco em cada uma das personagens e rimos, choramos, querendo, de toda maneira possível, participar também dessa “detenção” que é também uma grande “descoberta”. Sem dúvidas, uma das melhores produções de John Hughes (responsável também por “Gatinhas e Gatões” e “Curtindo a Vida Adoidado”).

Lançamento: 28 de junho de 1985 (Brasil).

“Isso responde a sua pergunta? Atenciosamente, Clube dos Cinco.”

 

Separamos alguns trechos do filme para vocês darem uma olhada!

- Trailer Original Legendado: https://www.youtube.com/watch?v=EmqkaxOw6_o

- Clipe de Don't You (Forget About Me) de Simple Minds: https://www.youtube.com/watch?v=CdqoNKCCt7A


Escrito por Luiza Ribeiro

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Mande sugestões para as próximas edições!
Cópia de Tudo - Em Volta da Árvore (1)_edited.png

Se inscreva

Obrigada por se inscrever!

Jornal informativo criado por jovens

  • Instagram

©2021 by Em Volta da Árvore.

bottom of page