top of page

David Bowie - O Camaleão do Rock

Foto do escritor: Alice SantosAlice Santos

David Bowie (1947-2016) foi um cantor, compositor e produtor inglês, que, durante anos, esteve na linha de frente do pop e do rock e recebeu o apelido de "camaleão do rock" por várias mudanças no seu estilo musical e por vivenciar personagens temáticos em alguns de seus álbuns. Entre suas músicas, as mais aclamadas e com mais sucesso são: "Space Oddity”, "Life on Mars", "Heroes" e "Ziggy Stardust".

David Bowie (nome artístico de David Robert), nasceu em 8 de janeiro de 1947, em Brixton (Inglaterra). Em 1953, após se mudar para os subúrbios de Bromley, ele entrou na "Burnt Ash Junior School", onde já mostrava dom para a música com a sua voz.

Depois de ouvir artistas como The Platters, Elvis Presley e Little Richard, sua paixão por rock começou e com isso ele começou a aprender a tocar ukulele, tea chest bass, além de se apresentar para seus amigos.

Com apenas 15 anos, David decidiu montar sua primeira banda, a Kon-rads, que tocou em muitos eventos. Sua primeira música foi "Liza Jane", que não fez muito sucesso.

Depois de várias tentativas em outras bandas de rock (infelizmente, mal sucedidas), David lançou a demo de " Space Oddity ", em 1969 que felizmente coincidiu com a chegada do homem à Lua, fazendo assim, a música chegar ao 5° lugar na Inglaterra e se tornar o primeiro grande sucesso de David Bowie.

A partir de 1970, David criou alguns álbuns que seguiam o tema de rock pesado de uma forma experimental e que foram muito elogiados pela crítica e pelo público.

Em 1972, ele lançou um dos maiores álbuns da história do rock, e de sua carreira: The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Tendo o glam rock exercido nesse álbum, David interpretou o alter-ego andrógeno Ziggy Stardust.

David teve uma carreira brilhante nos anos 70, além de vários álbuns de sucesso teve a música "Fame" seu grande sucesso no EUA, escrito juntamente com nada mais ninguém menos que Jonh Lennon para o álbum "Young Americans".

Já nos anos 80 (mais especificamente 1983), David lançou seu décimo quinto álbum de estúdio: Let's Dance. O álbum contém as três maiores músicas do cantor: a faixa título "Let's dance" (que atingiu n° 1 nas paradas), além de "Modern Love" e "China Girl" (que chegaram ao 2° lugar na Inglaterra).

Em 1985, se apresentou no Estádio de Wembley, com outros cantores, para acabar com a fome na Etiópia.

Em 1989 criou o quarteto "Tin Machine", que teve uma popularidade inicial, apesar das letras politizadas não conquistarem a aprovação do seu público.

Em 1991 o quarteto "Tin Machine" voltou a se apresentar, porém o público não mostrou muito interesse.

O lançamento de um disco com os integrantes retratados nus, em forma de estátua, foi considerado obsceno. Não demorou muito para o grupo se separar e Bowie voltar à carreira solo.

Nos anos 2000, lançou o “Heathen” (2002) depois dos ataques de 11 de setembro nos EUA, acontecimento que inspirou o sombrio álbum, porém, bastante elogiado.

Bowie já deu declarações de que era bissexual, embora tenha desmentido depois. Esteve casado com a modelo somali Iman Abdulmajid desde 1992.

David Bowie foi considerado um dos artistas mais influentes do Rock e Pop do século XX e ganhou diversos prêmios, como a certificações de ouro no Reino Unido. Foi considerado pela revista Rolling Stone como o 39.º artista em lista de 100.

O artista faleceu em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 10 de janeiro de 2016, em decorrência de um câncer no fígado.

Uma carreira marcada pela diversidade de estilos e linguagens. Criatividade, experimentação, multiplicidade de instrumentos e ritmos. Esse foi David Bowie.


Escrito por Alice Lais

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Mande sugestões para as próximas edições!
Cópia de Tudo - Em Volta da Árvore (1)_edited.png

Se inscreva

Obrigada por se inscrever!

Jornal informativo criado por jovens

  • Instagram

©2021 by Em Volta da Árvore.

bottom of page