top of page

Edith Head

Foto do escritor: Anne SilveiraAnne Silveira

Hoje vamos falar mais sobre uma mulher incrível, que inspirou até mesmo a icônica Edna Moda do filme “Os incríveis”. Uma lenda no Oscar, ela foi a figurinista mais premiada e indicada na categoria melhor figurino.


Edith Claure Posener, mais conhecida como Edith Head, nasceu no dia 28 de outubro de 1897 na Califórnia e durante muitos anos deu aulas de francês na escola “Hollywood School for girls”. O sobrenome Head veio do marido Charles Head, e mesmo depois de não estar mais casada com ele, continuou usando o sobrenome.

Querendo um salário melhor, ela começou a dar aulas de artes também, mas em 1924 ela viu um anúncio dizendo que Howard Greer, figurinista chefe do estúdio de cinema Paramount Pictures Corporation, estava precisando de um ajudante e ela se candidatou mesmo sem ter experiência na área. No documentário “Edith Head: The Paramount Years (2002)” Greer ensinou ela a desenhar tão bem quanto ele, e então ela começou a ganhar espaço no departamento de figurinos.

Na década de 30, ela começou a se tornar famosa, quando Doroty Lamour usou um vestido produzido por ela no filme “The Hurricane” (1937).

Quando incluíram a categoria de melhor figurino no Oscar, a estilista já estava entre as indicadas. E seu primeiro prêmio foi em 1950, com o filme “The Heiress” (“Tarde Demais”), o figurino era um vestido branco bufante usado pela protagonista Catherine Sloper, interpretada pela atriz Olivia de Havilland. Logo no ano seguinte já garantiu mais dois prêmios com os filmes “Samson and Delilah” (“Sansão e Dalila”) e outra pelos figurinos de “All About Eve” (“A Malvada”). Edith vestiu estrelas como: Elizabeth Taylor, Grace Kelly e Audrey Hepburn. Além de ser a figurinista que mais ganhou Oscar na história, conquistando oito estatuetas de melhor figurino.

Era admirada por diversos diretores e estrelas de Hollywood, porém seu parceiro preferido era Alfred Hitchcock, com quem ela fez diversos trabalhos.

Além de ser uma escorpiana extremamente talentosa, ela tinha uma personalidade forte e um estilo único, tendo como “marca registrada” seus óculos de aro preto e roupas de cores neutras.

Em 1974 ela ganhou sua estrela na calçada da fama e até hoje é uma referência no mundo da moda e do cinema.


Escrito por Anne Silveira

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Mande sugestões para as próximas edições!
Cópia de Tudo - Em Volta da Árvore (1)_edited.png

Se inscreva

Obrigada por se inscrever!

Jornal informativo criado por jovens

  • Instagram

©2021 by Em Volta da Árvore.

bottom of page