Para essa edição, entrevistamos Victória Vidal, ela é uma psicóloga especialista em cuidar de mulheres que sofreram algum tipo de abuso e falamos sobre Feminismo.
Começamos pedindo para ela nos contar mais sobre si mesma e como escolheu a sua carreira, ela nos contou que é psicóloga e trabalha com políticas públicas, que durante a graduação teve mais contato com questões relacionadas à gênero e desigualdade, além de como era difícil mulheres com muitas jornadas de trabalho conseguirem estudar, então criou um grupo feminista dentro da faculdade que buscava apoiar e facilitar a vida delas. Assim que saiu da faculdade ela foi trabalhar em uma casa abrigo que ajuda mulheres em situação de violência com risco eminente de morte. E até hoje trabalha em prevenir a violência.
Perguntamos também, para ela, qual a importância do que ela faz para as pessoas. Ela nos respondeu que quer levar para mais mulheres informações sobre os direitos delas e que elas conseguem acessar e reivindicar esses direitos, gostaria de uma reforma social em questão de direitos, violências e trabalhos.
Explicando mais um pouco o feminismo em si, “O feminismo é uma forma de enfrentar todos os tipos de sexismo, todas as formas de exploração, de opressão que há contra às mulheres, buscar pela igualdade e mais justiça, promovendo um acesso para todas as pessoas”.
Acerca do Movimento feminista no Brasil ela comentou sobre a participação das mulheres ao voto e na sociedade democrática além do papel que tiveram na ditadura, a luta por direitos com relação ao aborto e a vida sexual, políticas públicas, e com a internet conseguindo alcançar mais espaços para falar sobre.
Para finalizar perguntamos como o feminismo pode mudar a vida das mulheres, “Um dos pontos principais é que agora podemos perceber que o feminismo é um lugar que podemos estar juntos” é importante para a mulher perceber que não está sozinha, que os lugares e os espaços feministas favorecem a troca e o diálogo e ficamos mais seguras sabendo que temos com quem contar.
Agora como já é de praxe, vamos pra nossa dinâmica:
Um livro?
O feminismo é para todo mundo.
Um filme?
Amarelo.
Um ídolo?
Manuela Dávila.
Uma frase?
“Existo porque resisto”.
Uma série?
O conto de Aia.
Um sonho?
Acabar com o Capitalismo.
O que você mudaria no mundo?
Acabaria com as desigualdades sociais.
Uma realidade?
A gente precisa se organizar, se unir e nos fortalecer.
Uma música?
Triste louca ou má.
Queremos agradecer muito a Victória por nos ceder esse tempo e conhecimento!!
Comments