Intercâmbio é uma experiência incrível e ainda existem inúmeros tipos de intercâmbio para você escolher o que se adapta melhor em sua vida e na experiência que você deseja ter. Uma dessas opções é a graduação que pode ser a sua graduação completa ou parcela dela.
A graduação completa funciona do seguinte modo: você pode usar o Enem, uma vez que em certos países como Portugal, EUA e Reino Unido o aceitam (sendo necessário confirmar em cada faculdade se este procedimento é aceito), você também precisa fazer uma prova de proficiência no idioma local, além de algumas instituições cobram a realização de suas provas específicas (funcionando como um vestibular). Ou se você deseja certa universidade, você deve pesquisar os critérios de seleção dos alunos estrangeiros, as agências de intercâmbio auxiliam nesse requisito. Alguns dos requerimentos mais comuns incluem: teste de proficiência, histórico escolar, atividades extracurriculares, cartas de recomendação e muito mais. O procedimento de aceitação pode fazer você passar por algumas entrevistas (tanto para bolsas de estudo, quanto para ser aceito), escrever redações sobre você, suas atividades e diversos outros temas e também enviar um portfólio (onde você manda desenhos, pesquisas, projetos, entre outros), este último sendo geralmente apenas para cursos de arte.
Na graduação parcial, você se matricula aqui e você pode fazer certas matérias no exterior, ou fazer certo período fora. E para conseguir transferir temporariamente você deve consultar a sua instituição, muitas vezes as próprias faculdades promovem e ajudam com o intercâmbio. Fizemos uma entrevista com uma ex-aluna da USP Leste que teve essa experiência!
Escrito por Nicole Carvalho
Kommentarer