Pablo Ruiz y Picasso foi um grande pintor espanhol nascido em Málaga, no dia 25 de outubro de 1881. Picasso é um dos responsáveis pela ascensão do cubismo, que foi um dos maiores movimentos artísticos do século XX.
Seu pai era professor de Arte e Desenho, e era apaixonado por pinturas, o que tornou mais fácil com que Pablo fosse introduzido no mundo das artes e aprendesse os primeiros passos. O pintor começou a mostrar seus talentos quando pequeno e aos oito anos de idade fez sua primeira obra. Aos 14 anos ele foi admitido na escola de Belas-Artes de Barcelona e 1896 seu quadro “Primeira Comunhão” foi exposto pela Exposição Municipal de Barcelona.
No ano de 1897, Picasso foi aceito na Real Academia de Belas-Artes de San Fernando, onde ele não ingressa e decide voltar para Barcelona. Em 1900 ele viaja para Paris e conhece um Catalão que se torna seu amigo, e no ano seguinte acontecem dois fatos marcantes na vida do pintor; sua primeira exposição no dia 24 de junho, e seu recente amigo comete suicídio. Pablo entra em um momento de tristeza profunda, dando início a uma de suas mais famosas fases, a Fase Azul. Suas obras mais famosas dessa época são O Velo Guitarrista, La Vie, e Celestina.
Em 1905, dá início a Fase Rosa de Picasso, onde curado de sua tristeza, o pintor abandona as pinturas melancólicas e suas principais figuras retratadas são circos e mulheres. Duas de suas obras desse período são Garçon à La Pipe e La Famille de Saltimbanques.
Os primeiros traços do cubismo começam a aparecer em 1907 na tela Le Demoiselles d’Avignon. O Cubismo é um dos movimentos mais conhecidos no mundo da Arte e na história de Picasso, grandes de suas obras dessa fase são O Aficionado, a Menina com Bandolim e A Mulher Que Chora. Sua fase cubista vai até a década de 1920.
O pintor então foi a Roma no ano de 1918, onde conheceu sua primeira esposa Olga Khoklova, com quem teve seu primeiro filho em 1921.
Nos anos 30, Picasso investe em formas rítmicas e curvilíneas, e é quando mais uma de suas mais famosas obras surge: Guernica é apresentada ao mundo em 1937. A obra retrata o bombardeamento da cidade que dá nome a pintura, durante a Guerra Civil Espanhola. Ela foi exibida na Exposição Internacional de Paris.
Picasso é reconhecido como pintor, mas também produzia esculturas e nos anos 1940 começou a fazer cerâmicas.
Em 1954, Pablo casou-se com Jaqueline Roque e em 1959 fixou residência na França, onde passou seus últimos anos de vida. Suas últimas obras tiveram um aspecto mais simplista, entre elas o Retrato de Jaqueline Roque.
Pablo Picasso faleceu no dia 08 de abril de 1973, em Paris.
Escrito por Letícia Salmeron
Comments