top of page

Ruth E. Carter: A primeira negra a receber um Oscar

Foto do escritor: Luiza RibeiroLuiza Ribeiro

Ruth E. Carter (1960) é uma grande figurinista, sendo a primeira mulher negra a vencer o Oscar de Melhor Figurino de 2019 pelo filme Pantera Negra.

Nascida em Massachusetts, Estados Unidos, cursou Teatro na Hampton University, um trabalho que realizou durante anos, onde conheceu Spike Lee e foi chamada para o longa Revolta Estudantil (1988). Desde então, Ruth participou de diversos outros projetos do diretor.

A figurinista entende os personagens, suas histórias, suas características, além de trazer inúmeros detalhes para seus figurinos, o que faz toda a diferença em suas produções. “As roupas dizem muito sobre alguém. Saber se é uma mãe, se é um artista. Isso te diz como serão os calçados daquela pessoa. A idade das roupas. O preço das roupas. Qual é a situação financeira dela? Com o que ela se importa? Tudo isso se reflete nas roupas. É uma peça do quebra-cabeça.”

Durante a produção de Pantera Negra, ela colocou quatro palavras em uma parede: bonito, positivo, inovador e colorido; adjetivos que a ajudaram a criar este novo universo. Seus designs foram inspirados pela cultura africana, levando meses de pesquisa para sua criação. As peças foram criadas com impressoras 3D, estampas customizadas pela equipe, acessórios encontrados em acervos e muitos mais, sempre tentando buscar repensar e inovar a arte africana.

Ruth Carter gosta de observar pessoas, o que elas usam, suas atitudes e posturas, criando histórias sobre elas como fonte de inspiração. “Quando vestimos roupas em uma loja, ficamos animados porque elas são novas. Você sai da loja com a sua nova peça na sacola, chega em casa e pensa: ‘No que eu estava pensando? Isso não tem nada a ver comigo.’ Ou ‘Eu me sinto estranha.’ Estamos falando de personagens.”

Em 2019, foi tema de um episódio da série documentário da Netflix chamada Abstract (episódio 3, temporada 2), onde mostra mais detalhes de sua vida e de seu trabalho, além de possuir postagens em um blog (https://www.ruthecarter.com/), onde podemos conhecer mais de seus projetos, ambos são extremamente interessantes, então qualquer um que possua o interesse de conhecer mais sobre Ruth, com certeza, irá gostar!















A coroa da Rainha Ramonda foi inspirada pelo Isicholo ou Chapéu Zulu, que é um chapéu tradicionalmente usado por mulheres casadas da tribo Zulu na África do Sul.


Escrito por Luiza Ribeiro


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Mande sugestões para as próximas edições!
Cópia de Tudo - Em Volta da Árvore (1)_edited.png

Se inscreva

Obrigada por se inscrever!

Jornal informativo criado por jovens

  • Instagram

©2021 by Em Volta da Árvore.

bottom of page