Nascido em 1853, Vincent Willem Van Gogh, foi um pintor holandês, o qual participou do movimento pós-impressionista da história da arte. Sua vida foi muito conturbada já que era considerado uma criança rebelde. Já foi mandado para um internato e em sua adolescência trabalhou com o seu tio em Haia.
Um de seus confidentes da vida toda era seu irmão Theo, sempre mandava cartas a ele, todas elas foram reunidas em um livro chamado “Cartas a Théo" que estão colocadas em ordem analógica. Seu irmão manda dinheiro para que em 1880 fosse a Bruxelas estudar sobre anatomia e sua perspectiva; volta para Haia em 1881 e diz para seu irmão em uma de suas cartas “Eu não quero pintar quadros, eu quero pintar a vida”. No ano seguinte retorna a casa dos pais. Em 1885, seu pai morre e Van Gogh pinta o quadro “Os comedores de Batata” que tem cores mais escuras em sua composição. Quando você olha as pinturas de Van Gogh, percebe que elas sempre tem tons de amarelo em alguma parte.
Finalmente Vincent vai para Paris, um dos maiores destinos dos artistas que buscavam ascensão, ele em um momento inspirado conseguiu criar seu próprio estilo e começou a fazer autorretratos e retratos, como o que fez de Père Tanguy. Van Gogh sempre se encontrava em grandes crises de ansiedade e muitos até hoje suspeitam de que ele tinha esquizofrenia.
Depois de uma série de surtos, ele pede para que seu irmão o interne no hospital Saint-Rémy-de-Provence e em seu quarto ele produz várias obras, inclusive uma das mais conhecidas do mundo “A noite estrelada”.
Em seus últimos meses de vida, ele morou em Auvers, onde ficava em uma pensão, a qual ele fez uma pintura do quarto onde permanecia, ele sempre pintava as vistas que tinha, Van Gogh era um grande amante das paisagens. Em todo período que ficou em Auvers estava sendo acompanhado pelo Doutor Gachet que dizia que sua situação era muito grave.
Até hoje a morte de Van Gogh é um mistério, já que não tem a total certeza de que ele se matou, em vida ele era um anônimo, vendendo apenas um quadro em vida, ele se afundou na depressão e tristeza, a história mais contada é de que ele foi para o campo de trigo e atirou em si, a queima roupa, mas para algumas pessoas não foi exatamente isso que aconteceu, um filme que explicita bem a situação é “Com Amor, Van Gogh” um filme baseado no tempo em que logo após a morte de Vincent e fatos antecedentes disso, mal sabia ele o grande artista e grande figura que iria se tornar mesmo após a morte, claramente um gênio incompreendido.
Escrito por Helena Soriano
Comments