A palavra ‘Moda’ vem do latim 𝘮𝘰𝘥𝘶𝘴, que significa “conjunto de opiniões, gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos”. A Moda nos influencia no dia a dia e em coisas que nem percebemos.
Não se sabe exatamente quando ela surgiu, mas sabemos que a necessidade de uso das roupas pelos seres humanos é para se proteger do frio, chuva, calor, etc, logo sua origem foi algo necessário.
Segundo historiadores foi a partir do século XIII que os sapatos se destacaram, e em meados do século XIV que os trajes femininos e masculinos começaram a serem diferenciados.
Acredita-se que o verdadeiro conceito de Moda que falamos nos dias de hoje tenha surgido na Renascença, e um grande nome que a influenciou foi o rei Luís XIV, que ficou conhecido por seus exageros e extravagâncias. A burguesia, que apesar de não ser considerada nobre, era rica, começou a imitar as roupas da realeza, começando com a ideia de seguir tendências,
Dando um salto para 1858 temos o considerado “pai da alta-costura”, Charles Frederick Worth, que dominou o período da Belle Epoqué com o estilo de corpo ampulheta.
Com outro grande salto chega a Primeira Guerra Mundial, que tornou as roupas mais tristes e sombrias, dado ao contexto da época. Logo depois surge um dos maiores nomes da Moda até os dias atuais: Coco Chanel. A responsável pelo famoso “pretinho básico” e a dona do nome de uma das maiores grifes da atualidade. Chanel veio para ficar, a partir dos anos 20, seu nome ficou mundialmente conhecido e sua história deixou marcas até hoje.
A Segunda Guerra Mundial também prejudicou a Moda, fazendo com que muitos estilistas falissem e assim como na Primeira Guerra, com que as roupas ficassem mais sombrias e pesadas e dessa vez com um estilo mais militar. Pela economia estar uma bagunça, tecidos mais refinados e coisas mais caras foram substituídas por algo mais simples, um bom exemplo disso são os chapéus, que foram sutilmente trocados por lenços.
A década de 50 deixou marcas até hoje, mas um dos movimentos mais marcantes da história foi o hippie que tinha como objetivo se opor à guerra do Vietnã e até hoje podemos ver esse estilo presente na sociedade. A estampa floral, as kombis, saias longas e símbolos da paz são referência desse movimento.
De 1920 até os anos 2000 temos estilos muitos definidos, e o punk rock marcou a década de 70. Os hippies foram substituídos pela discoteca e em vários filmes como “Os embalos de sábado à noite", são referências da moda do período.
Os anos 80 foram marcados pela ostentação e grande revolução no vestuário feminino. O hip hop deu seus primeiros indícios e grandes nomes na Moda foram Christian Lacroix, Gianni Versace, Karl Lagerfeld e Jean Paul Gaultier.
Chegando nos anos 90 podemos ver que a moda deste período está voltando e muito do que era usado na época está sendo usado nos dias de hoje. Roupas despojadas começaram a surgir, o movimento Grunge foi um marco e a diversidade reina.
No início dos anos 2000, temos nomes como Britney Spears, Paris Hilton e Lindsay Lohan que com certeza ditavam a moda. Foi o período das calças cintura baixa. Com maior acesso a internet e meios digitais podemos dizer que os anos 2000 estão marcados na história.
A moda muda constantemente, tendências surgem a todo momento e realmente não é fácil de acompanhar. Durante toda a história podemos ver estilistas em ascensão caírem, grandes marcas revolucionarem nossas vestimentas e grifes seculares tentando se adaptar a atualidade. A moda é fascinante assim como sua história e trajetória e nunca deve ser julgada como algo fútil e desnecessário, pois ela nos faz ser quem somos e sempre foi e sempre será um marco na nossa sociedade.
Escrito por: Letícia Salmeron
Comments