Você sabe como cuidar da saúde mental e emocional? Mesmo que algumas campanhas a respeito deste assunto sejam realizadas em alguns meses do ano, é importante entender que os cuidados devem ser realizados diariamente.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no Brasil, 86% da população sofre com algum tipo de transtorno mental, envolvendo depressão, ansiedade, fobias e transtornos de personalidade. Por isso, é fundamental conhecer algumas dicas que vão ajudar a entender como cuidar da saúde mental.
Saber como cuidar da saúde mental é fundamental para que o indivíduo consiga lidar com diferentes situações e emoções naturais e comuns do nosso convívio. Por isso, uma vez que a pessoa tenha saúde mental, poderá sentir-se bem consigo e com aqueles que estão à sua volta. Aqui vão algumas dicas, para te ajudar e te inspirar a se cuidar:
1— Tenha boas relações.
Uma dica de como cuidar da saúde mental é cultivar bons relacionamentos! Procure estar próximo de pessoas que você ama e te fazem bem, como familiares e amigos. Manter bons relacionamentos é fundamental para viver de forma prazerosa, além de trazer sentido para nossa vida.
2 — Cuide da saúde física.
As atividades físicas contribuem para a capacidade cognitiva, fornecendo mais energia e aumentando a autoestima. Além disso, a liberação de endorfina durante os exercícios, conhecido popularmente como hormônio da felicidade apresenta diversos benefícios, contribuindo para sensações de bem-estar e conforto, melhorando o humor e à saúde!
3 — Diminua o tempo “online”.
No lugar de passar muito tempo observando a vida de alguém que você acredita ser perfeita, busque encontrar sua própria felicidade de forma real. Diminua o tempo diário nas redes sociais e comece a programar atividades que tragam prazer e satisfação, com pessoas que realmente importam para você!
4 — Valorize os momentos de lazer.
Os momentos de lazer são muito importantes para manter a saúde mental e emocional, sejam eles: seus familiares, amigos, animais de estimação ou mesmo sozinho. Aposte em atividades que tragam alegria, como dançar, ler, desenhar, conversar, jogar ou outras opções que possam levar seus pensamentos para longe das preocupações.
5 — Tenha ajuda profissional.
Sem dúvidas esse é o item mais importante da lista. É impossível nos sentirmos melhor sem o tratamento arqueado, e só um profissional pode ajudar nesses casos. Entender a importância da ajuda profissional é a melhor forma de se convencer e ajudar a manter as dicas acima!
Não se esqueça, você não precisa passar por isso sem apoio, e nunca vai estar sozinho, se precisar, ligue: 188 (CVV - centro de valorização à vida).
-Escrito por Alice L.
Comments