top of page

Feminismo é para todos

Foto do escritor: Helena SorianoHelena Soriano

A tese do movimento feminista defende a igualdade dos direitos das mulheres e dos homens no mundo contemporâneo, se dá na decada de 60 nos Estados Unidos, com a industrialização que, segundo a época, demonstrava apoio à liberdade e à independência da mulher no mundo industrial. Claramente desde então estamos seguindo aos poucos para tentar conquistar este espaço. Mesmo já com grandes conquistas, ainda temos que caminhar muito para chegar no nosso lugar de direito.


No nosso jornal, estamos sempre falando de mulheres revolucionárias que, querendo ou não, batalharam e conquistaram algumas coisas que temos hoje em dia, como Frida Kahlo, Marie Curie ou Tarsila do Amaral.


Claro que é algo muito mais complicado do que parece, o movimento em si se divide em diversas vertentes, essas que podem se ligar a outros contextos sociopolíticos-econômicos. Mesmo em diferentes “doutrinas” todos eles defendem um mundo melhor para as mulheres que vivem nele.


Uma média em 2020 foi feita em relação ao Feminicídio, que é quando a vítima é morta por simplesmente ser mulher, a média mostra que a cada seis horas e meia, acontece um caso de feminicídio. O Brasil se encontra no 5° lugar no ranking de feminicídios. É muito sério perceber que mesmo com bastante evolução, ainda estamos muito atrás do que realmente merecemos.


Precisamos ser escutadas, nossas vidas também importam, pode não ser um caminho fácilm mas para evolução, talvez seja necessário. Assim, termino o texto com uma frase de Maya Angelou: “Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres.”


Escrito por Helena Soriano

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Mande sugestões para as próximas edições!
Cópia de Tudo - Em Volta da Árvore (1)_edited.png

Se inscreva

Obrigada por se inscrever!

Jornal informativo criado por jovens

  • Instagram

©2021 by Em Volta da Árvore.

bottom of page