top of page

Fique por dentro do Intercâmbio

Foto do escritor: Luiza RibeiroLuiza Ribeiro

Você tem vontade de viajar, conhecer o mundo, aprender com novas culturas, novas pessoas, tornar-se fluente em um novo idioma e ainda se conhecer e se tornar uma pessoa melhor? Então, o intercâmbio é uma oportunidade incrível para você. E quem nunca quis ter uma experiência dessas, não é mesmo?

O intercâmbio é um período passado no exterior que permite uma troca cultural, propiciando diversas experiências, oportunidades e conhecimentos.

Existem várias formas de realizar um intercâmbio: durante o Ensino Médio, nas férias de julho ou janeiro, como trabalho voluntário, na faculdade e em muitas outras oportunidades. Todas essas formas possuem algo em comum: são os benefícios que as acompanham. Esta experiência ajuda no currículo, não apenas pelo processo, mas também pela fluência em uma segunda língua. Quem passa por esta vivência adquire um conhecimento enorme do mundo, algo que apenas os ambientes de formação tradicionais não são capazes de ensinar.

Como intercambista, você convive com pessoas com pensamentos, condições, hábitos, rotina e tradições completamente diferentes daquelas com as quais está acostumado. Desenvolve pensamento crítico, respeito, flexibilidade, conhecimento geral, independência, liderança, autoconfiança, autoconhecimento, autonomia e maturidade. Tudo isso com muita diversão.

Um intercâmbio pode durar de 15 dias a um ano ou mais e a idade exigida varia muito: tudo depende do programa no qual se inscreveu. As opções mais conhecidas são: Cursos de Idioma, Summer/Winter Camps, High School (Ensino Médio), Trabalho Remunerado, Universidade (Graduação, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado), Au Pair.

O importante, no momento de planejar, é pesquisar e encontrar um programa que seja bom para você, que atenda a suas expectativas. Lembre-se de que o que pode ser bom para o outro, nem sempre será bom para você. Todo intercâmbio é interessante, mas não podemos esquecer de que é um longo período longe de seus amigos, familiares, de sua casa, culinária e cultura. Não é apenas uma viagem de fim de ano. É algo trabalhoso e desafiador. Com certeza, uma experiência enriquecedora e incrível, mas não é para todo mundo e é necessário muita responsabilidade no momento de decidir os detalhes.

Algumas pessoas desistem do intercâmbio por considerá-lo caro, com preços exorbitantes e nem sempre é assim. Haverá um investimento neste processo, mas, se bem planejado, não será impossível. Há programas bem acessíveis e é importante não se esquecer de que será um investimento na sua vida pessoal e profissional. E existem também intercâmbios gratuitos, contemplados por bolsas de estudo ou trabalho voluntário.

Portanto, considere esta oportunidade única, indispensável para o desenvolvimento e aprimoramento. Quem tiver essa possibilidade deve abraçá-la e aproveitar cada segundo. E você? Já pensou nisso?


Escrito por Luiza RIbeiro

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Mande sugestões para as próximas edições!
Cópia de Tudo - Em Volta da Árvore (1)_edited.png

Se inscreva

Obrigada por se inscrever!

Jornal informativo criado por jovens

  • Instagram

©2021 by Em Volta da Árvore.

bottom of page