Para essa edição, entrevistamos a Chef Vanessa Bertozzi e Rodrigo Costa sobre Gastronomia.
Começamos pedindo para eles explicarem um pouco mais sobre a gastronomia. O Rodrigo respondeu que existem diversas áreas, que acha desafiador, mas que, além de tudo, é muito legal, já que trabalha todos os sentidos. Já a Vanessa contou um pouco mais sobre a própria experiência na área, comentou que é bióloga de primeira formação e que se formou em gastronomia há dois anos atrás, falou que a gastronomia é muito dinâmica e que o “alimentar” está na nossa vida desde que nascemos, pois quando a mãe amamenta o filho ela está alimentando ele, “Quando a gente tá cozinhando e ouve aquele “Uhmm” é muito gratificante”comentou que agora temos a gastronomia molecular, que está muito em alta agora, e as técnicas francesas que vêm desde muito tempo atrás, e também falou sobre personal chef (que é quando o profissional vai até a casa da pessoa).
Perguntamos como eles conseguem divulgar o trabalho deles hoje em dia, ambos falaram sobre as redes sociais, o Rodrigo falou que é muito importante também pela crença de que comemos com os olhos, e que também temos a boa e velha divulgação pelo boca a boca, as recomendações que ajudam muito. A Vanessa ainda comentou que as pessoas procuram muito ela por culinária afetiva, aquela sensação de “nossa eu comi isso em algum lugar e me trouxe aquela sensação de volta…
Também queríamos saber como começou essa paixão pela profissão, principalmente a parte da chef Vanessa, já que sua primeira formação é completamente diferente. Ela comentou que era bióloga e viajava bastante, porém depois de ter os filhos ela deixou de lado a biologia para se dedicar ao seu lado mãe, e começou a trabalhar em casa, até que um dia olhando na internet viu um curso de hambúrguer em Mogi das Cruzes, se inscreveu, fez o curso e nunca mais parou, até que depois de um tempo se formou em Gastronomia como chef nacional e internacional, e agora está fazendo confeitaria e panificação, mas que isso veio por ela adorar comer (como uma boa taurina) e pela paixão de cozinhar e servir. Já o Rodrigo comentou que cursou geografia mas não terminou, e no momento que estava sem fazer nada apareceu a questão da culinária para ele, e que desde muito novo já tinha pensado como algo em que gostaria de trabalhar, disse que é como uma alquimia e que ama reunir as pessoas quando cozinha, comentou que herdou esse amor principalmente da avó, que ia contando as coisas do cotidiano e sempre aparecia a comida.
Terminamos pedindo para eles comentarem sobre o que mais gostam de fazer, os dois falaram sobre massas, Vanessa comentou que ama fazer massas frescas e o Rodrigo falou que adora fazer spaghetti ao sugo e carbonara. Comentaram que a massa relembra a infância, remete a um almoço de domingo com a família.
Como já é clássico, partimos para o nosso pingue-pongue!
Um livro?
Vanessa: Água para elefantes.
Rodrigo: Grande sertão: Veredas.
Um filme?
V: Os intocáveis.
R: Um estranho no Ninho.
Um ídolo?
V: Meus pais e o Chef Álvaro.
R: Meus pais e todos aqueles que eu amo.
Uma frase?
V: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” - Fernando Pessoa e “Respira fundo e se der medo, vai com medo mesmo”.
R: “Quando há fome, não há pão ruim” - Provérbio Português.
Uma série?
V: Chef’s Table.
R: Breaking Bad.
Um sonho??
V: A felicidade dos meus filhos.
R: Conseguir estar em paz e de bem comigo mesmo.
O que você mudaria no mundo?
V: A intolerância.
R: A desigualdade.
Uma realidade?
V: A alegria.
R: As relações que construímos.
Uma música?
V: Beautiful Day - U2.
R: Alucinação - Belchior.
O que é mais importante na sua vida?
V: A felicidade de quem eu amo estar bem comigo mesma.
R: Conseguir amar.
Agradecemos muito a eles por nos ceder esse tempo e todo esse conhecimento!
Escrito por Anne Silveira
Comments