Como todos já sabemos, a música é um elemento muito importante da cultura, já que assim conseguimos entender melhor o local e apreciar o que o mesmo tem para nos mostrar, mas nunca paramos para entender de onde surgiu a música.
Há indícios que na pré-história que existia música, que era feita comparando os sons da natureza. Existem registros de instrumentos por volta do ano 3.000 A.C, como por exemplo, harpas e liras. A origem da palavra “música” é grega, e saber que a mitologia grega possui um dos deuses como a divindade que rege as artes. Apolo sempre era representado com um instrumento em mãos para deixar isso bem claro (apenas canções e poesias eram consideradas expressões artísticas naquela época).
Em seu significado grego, a palavra música significa, A arte das musas. Que consiste em uma sucessão de sons, entrelaçados, por um curto espaço de tempo. Essa sucessão de sons pode ser percebida pela nossa audição, e várias coisas podem ser alteradas neles, por exemplo, altura, timbre e duração.
Em diferentes culturas e regiões, a música poderia significar coisas variadas, já que no Egito acreditavam que as canções foram usadas por um deus para civilizar uma região, por esse motivo havia uma ligação mais religiosa com o assunto, e na Mesopotâmia eles não correlacionavam a música com religião, mas sim para entretenimento dos cidadãos.
Com o passar dos tempos a música foi ganhando novos significados e mais reconhecimento, pois hoje em dia sabemos que pode ser usada para expressar algo que deseja, ser usada como protesto e até mesmo se declarar a alguém. Sabemos que ela sempre vai fazer parte da nossa cultura e de nossas vidas, então vamos aproveitar essa forma de arte.
Escrito por Mariana Bertozzi
Comments