top of page

Jacqueline Durran: Roupas que contam histórias

Foto do escritor: Luiza RibeiroLuiza Ribeiro

Jacqueline Durran é uma das maiores figurinistas da atualidade, sendo indicada oito vezes ao Oscar de Melhor Figurino; vencendo nos em 2012 com o filme Anna Karenina e em 2019 com Adoráveis Mulheres.

Nascida em Londres, Reino Unido, cursou Filosofia na University of Sussex e fez seu mestrado na Royal College of Art em História do Design. Ela começou trabalhando em uma das maiores casas de aluguel de figurinos de Londres e recebeu a oportunidade de colaborar com Lindy Hemming em filmes de alto orçamento; após alguns anos trabalhando com a designer, em 2001 Hemming recebeu a proposta de trabalhar com o diretor Mike Leigh, mas ela não iria conseguir realizá-lo, então passou a oportunidade para Durran.

A figurinista trabalhou principalmente com filmes de época, algo que ela já possuía grande conhecimento e interesse. Quando criança, sua madrinha lhe entregou uma caixa repleta de casacos e vestidos antigos; isso lhe deu a oportunidade de explorar este universo e garantiu seu sucesso em seus projetos.

O filme Adoráveis mulheres, vencedor do Oscar de Melhor Figurino em 2019 é um dos meus trabalhos favoritos dela. Ela se inspirou em pinturas e fotografias da época, buscando conhecimento da Moda Vitoriana no interior. Durran trabalha diferentes cores em cada uma das principais: vermelho para Jo, verde para Meg, marrom e rosa para Beth, e azul para Amy; juntando as cores das quatro garotas nas roupas de sua mãe.

O figurino de Laurie se diferencia dos homens, uma vez que a modelagem de suas roupas são inspiradas na alfaiataria de 1840, enquanto o filme se passa em 1860. Isso ocorre por este personagem ter crescido na Europa com o avô e ao se mudar para os Estados Unidos, não recebe o auxílio de alguém em relação à moda do momento.

Outra coisa interessante na obra é a troca de coletes entre o Laurie e a Jo, representando a amizade e o amor que eles tinham um pelo outro.

Jacqueline Durran sabe criar figurinos de uma maneira que as roupas contam muito sobre os personagens e suas relações, não é por acaso que ela esteja em tantos filmes que amamos.

Se quiser conhecer mais desta artista, fizemos a análise de seu figurino em Anna Karenina em nosso Espaço Criativo.

Escrito por Luiza Ribeiro


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Mande sugestões para as próximas edições!
Cópia de Tudo - Em Volta da Árvore (1)_edited.png

Se inscreva

Obrigada por se inscrever!

Jornal informativo criado por jovens

  • Instagram

©2021 by Em Volta da Árvore.

bottom of page