Um movimento que ganhou mais visibilidade de uns tempos para cá foi o movimento LGBTQIA+ construído em uma causa social, em volta das pessoas homossexuais e em busca da diversidade e política da educação de sexualidade e gênero.
Cada letra da sigla tem a sua representação, sendo assim, uma formação com sexualidades e gêneros.
Hoje, haverá indicações de pessoas e documentários relacionados ao movimento homossexual. Como o documentário “All in my family” da Netflix onde fala sobre Hao Wu, diretor de filmes Chinês que se assumiu gay. Neste, conseguimos identificar as barreiras culturais e familiares que pessoas e famílias seguem, Hao Wu se mudou para os EUA e formou uma família com o seu marido, o documentário fala sobre sua trajetória e relação com a família.
Outra pessoa considerada como um marco para a história foi Marsha P. Johnson, negra, drag queen e ativista dos direitos trans, ela lutava e falava muito sobre a invisibilidade transexual, ela também obtém um documentário na Netflix “A morte e a vida de Marsha P. johnson”. Na época, ataques à bares gays pela polícia eram rotineiros, mas no dia 28 de julho de 1969, aconteceu uma coisa diferente, as pessoas revidaram e assim destilando resquícios de resistência e luta. Então assim começou a tensão entre a polícia e a comunidade LGBTQIA+, esse episódio foi considerado como o pontapé inicial para o movimento e Marsha estava à frente a todo momento lutando pelos seus direitos. Infelizmente ela foi encontrada morta pela polícia em 1992 no rio Hudson, sua morte nunca foi investigada e a polícia a declarou como suicídio. Algo que deixou seus próximos e pessoas que lutavam com ela, confusos e reivindicando o que realmente aconteceu com ela.
Pessoas como Marsha e Hao Wu são aquelas que dão mais coragem para as pessoas serem quem elas realmente são, sem medo. Por isso, irei aqui indicar algumas pessoas e páginas para as pessoas que querem se descobrir e querem fazer isso sem medo.
O Instagram @Todxsbrasil, é uma página que traz informações e orientações sobre a comunidade. Outra pessoa muito importante é a Drag Queen Lorelay Fox, ela possui um canal no YouTube, onde além de comédia, fala sobre sua vida e trajetória. A @pontoluie que fala sobre as vivências LGBTQIA+ e é bem engajada em movimentos sociais e políticos no Brasil. Esses entre muitos outros são os que ajudam e compreendem as pessoas que passam pelo processo de descobrimento dentro da comunidade.
Escrito por Helena Soriano
Bình luận