A mitologia é, sobretudo, um conjunto de estórias fantásticas, os mitos. Essas estórias foram criadas entre a idade antiga e a idade média, e foram formuladas a partir de fenômenos que o homem não conseguia explicar, como a origem do mar, do mundo e do próprio humano; porém diferente da filosofia, os mitos buscavam explicar esses eventos fugindo do que é real ou não, apresentando cenários quiméricos e seres mágicos e sobrenaturais.
É muito comum vermos mitos serem confundidos com lendas, já que em ambas as histórias têm personagens fictícios, porém em lendas há sempre uma moral, algo a ser ensinado. Ela também se passa em um tempo mais atual, e pode conter personagens que realmente existiram.
Havia estórias mitológicas ao redor de todo o mundo, elas mantinham de certa forma, a sociedade unida, e também serviam como inspiração e estímulo para o povo, por exemplo, muitos guerreiros vikings eram destemidos e nobres em batalha, pois ansiavam após a morte, a ida para Valhalla (local na mitologia nórdica aonde ia os mais bravos guerreiros mortos em batalha).
No mundo moderno, podemos notar referências às mitologias em diversos aspectos do dia a dia, na cultura pop temos deuses como Thor, Odin e Loki sendo referenciados em filmes da Marvel Studios, também são comuns referências diretas às mitologias em geral, como em Percy Jackson e o Ladrão de Raios, e na série Vikings; as mitologias também ajudam historiadores a entender como a sociedade pensava, e por que agiam de determinada forma na época em que esses mitos foram datados.
Escrito por Inácio César.
Comments